h1

Passo a passo: Paisagem

junho 14, 2009

“Nada na natureza possui um só tom e nem um só movimento. É isso que dá a paisagem a naturalidade que lhe é característica”

144 

Material

0102

  03

Tela 40/40 cm

Lápis carvão

Óleo de linhaça

Secante de cobalto

Aguarrás para limpar os pinceis

Tinta a óleo nas cores: Azul Cobalto, Azul Hortência, Branco Titânio, Verde Verssie, Ocre Ouro, Vermelho, Amarelo, Marrom (Preto e Vermelho), Ocre, Cinza (Preto e Branco), Azul da Prússia, Verde, Preto, Rosa (Carmim e Branco), Laca carminada.

Pinceis número 16, 14, 08, 04, 02, 00 (os pincéis variam de acordo com o tamanho da tela)

Espátula

1º passo:

Desenho

0308

1115

Com o lápis carvão use traçados livres e leves, não se atenha a detalhes agora. Neste momento é importante se preocupar com a pespectiva, distância das estruturas a serem desenhadas (casa, barranco, arvores e do rio).

Deixe sua imaginação fluir, crie, invente, brinque com os traços, se transporte para esse mundo.

2º passo:

2021

Seguindo a regra básica da pintura comece pintando o fundo da tela. Portanto o céu será o primeiro.

Trabalhe com pinceladas soltas sem se preocupar em deixar a tela extremamente lisa, (repare o movimento das pinceladas na ilustração acima), use bastante tinta no pincel para que sua tela fique bem coberta. Fazendo assim ela terá mais brilho e não ficará ressecada com o tempo. Misture as cores, clareando-as para a formação das nuvens.

Use as cores: Azul cobalto, azul hortência, branco titânio.

Dê preferência ao pincel mais largo (16).

3º passo:

2628

Clipboard

O próximo passo é pintar as montanhas. Procure misturar as tintas entre si, observando o sentido das pinceladas “pincelada deitada” conforme a ilustração acima. Fique atento a luminosidade, não use cores muito carregadas, o branco é muito importante nesse processo.

Use as cores: verde verssie, ocre ouro, azul cobalto e branco

Pincéis: 08 e 14

4º passo

3335

37

Para fazer os arbustos ao redor da casa, use as cores: verde verssie e ocre ouro na parte de sombra; verde verssie, ocre ouro e branco na parte de luz. Você ainda pode misturar o verde inglês número 05 com o branco pegando um pouco de cada tom sem misturar na palheta aumentando assim a luminosidade dos arbustos.

Use os pinceis 08,04 e 02 (para acabamento)

5º passo

4445

4951

5254

A casinha você pode iniciar pelo telhado. O telhado é pintado de cima para baixo, usando os tons fortes em cima, fazendo um degrade, com pinceladas desencontradas no sentido lateral do telhado. Assim você pode iniciar pelo marrom na parte de cima da casinha, seguido de ocre ouro, vermelho, ocre dourado e por último ocre dourado e branco. Usando o movimento correto o próprio pincel delineia as telhinhas.

Cores: Marrom, ocre ouro, vermelho, ocre dourado e branco.

Pincéis: 02 e 00

Após o telhado pinte as paredes da casinha. Mistures as cores entre si. Use pinceladas soltas.

Cores: Branco, vermelho, amarelo, cinza

Pinceis: 00 e 02

6º passo

5658

6163

Próximo passo é o Ipê Rosa. Trabalhe com o carmim ou laca carminada na parte escura e com o carmim e branco  na parte de luz, formando assim o tom rosa. Faça pinceladas “batidinhas” na tela. Faça o tronco e os galhos com preto e com a tinta branca faça pequenos filetes do lado de luz.

Cores: Preto, branco,  carmim, laca carminada  e rosa (carmim e branco)

Pincel: 04

7ª passo

6769

7679

81114

Para o barranco use pinceladas na vertical e um pouco inclinadas para frente. Procure escurecer a parte de cima para que haja uma sobreposição dos matinhos sobre o barranco.

As pedras são trabalhadas no mesmo tom do barranco, dando na parte de baixo uma tonalidade mais escura para que apareça o volume e a altura da pedra.

Cores: Marrom (preto e vermelho), ocre ouro, vermelho, ocre e cinza (preto e branco)

Pincéis: 04,02

8º passo

8590

91115

118119

As águas do rio devem ser pinceladas com movimentos na horizontal. Nas laterais do rio usa-se tons mais escuros, podendo até acrescentar o verde como sombra da vegetação.

 No centro do rio deve-se usar tons mais claros preocupando-se em homogeneizar os tons para dar idéia da transparência característica da água. Depois trabalhe com filetes no mesmo sentido horizontal usando tons escuros e claros, dando assim movimento à água.

Cores Azul Cobalto, Azul da Prússia, Verde, Preto e Branco

Pinceis: 14, 12

9º passo

Termine o quado pintando o restante dos arbustos:

 133

10º passo

144

Depois de pronto o trabalho faça uma analise de cada parte do quadro procurando fazer as correções. Faça isso, de preferência, um dia depois, para que haja tido tempo de descanso, pois só assim, depois da mente descansada conseguirá perceber erros e corrigi-los.

Dúvidas?

cris 11

Esperamos o seu comentário

67 comentários

  1. Parabéns Cristina!!!
    Seu trabalho é incrível
    Adorei o passo a passo
    vou voltar aqui mais vezes


    • parabens a sua aula de pintura e muito boa. Eu sou um principiante apesa que ja tenho 68 anos comecei muito tarde mais tenho muita vontade de aprender ; seu fa AGUINALDO


      • Obrigado,pelo seu comentário,nunca é tarde para comecar.
        Um dos segredos da pintura é o pintar sempre para que a mão fique firme,leve e obedeça o comando.
        A pintura é uma das maiores terapias ocupacionais,só isto já vaje a pena.
        Boa sorte,Cristina


  2. Lindo…parabens
    Adoro tudo que voce faz e nos ensina
    Bjus


  3. que lindo me senti dentro deste
    quadro,parabéns por proporcionar a todos
    o passo a passo amei bjs.


    • Agradecemos o carinho de todos e esperamos que voltem sempre para dar uma conferida nas novidades por aqui
      Bjs


  4. Adoro pintura, estou começando um curso agora, visitei o seu trabalho, achei um encanto, parabéns.


  5. Cristina, Adorei seu trabalho.. Estou entrando agora para pinturas em telas.. Vinha eu, fazendo pequenos trabalhos em azulejos. Pretendo agora começar a pintar e telas. Espero um dia chegar a desenhar assim tão lindo como você.. Parabéns mesmo.. até mais..


  6. PERFEITOO *.*
    ADOREI SEU TRABALHO. ESPERO QUE UM DIA EU CONSIGA PINTAR ASSIM. SIGA EM FRENTE!


  7. Muito bom seu trabalho, gostaria de poder ter o prazer de sempre visitar e receber dicas de pinturas. E que estou aprendendo.Parabens !!!!!!


  8. Adorei ficou lindo espero um dia pintar assin muito shom.parabens.


  9. adorei sus explicacoes , vendo assim fica ate mais facil.
    parabens
    bjoss


  10. amei seu trabalho pois tambem pinto quadros principalmente paisagens sao meu forte e gostaria de receber mais sujestoes se possivel sobre es ta modalidade que e a minha predileta obrigado por existir pessoas como voces


  11. parabens pelas dicas eu acho muito lindo esse trabalho de pintura em tela costaria de aprender mais eu desenho bem mas não sei pintar, sera que eu aprendo um dia.


  12. perfeito…
    seu trabalho é belissimo


  13. Jamais pintei em quadros de tela. Em pintura de paisagens em papel (tinta de parde ou de pintura em faixa), sou criativo. Tenho vontade de ter uma aula “passo a passo” para me tornar artista completo (30 anos como pintor), como você tem ensinado neste site. Sem te conhecer, você é uma grande artista por esta obra mostrada. Parabéns!


  14. Seu trabalho tá excelente, voc~e estar de parabéns, eu gostaria se possível de receber em meu e-mail dicas de pinturas pois sou apaixonado por pintura em talas principalmente paiságem.


  15. Amei suas pinturas,este seu trabalho é maravilhoso.
    Estou aprendendo essa arte q é maravilhosa e gostaria de aprender um pouco com vc tbm.
    Parabéns!


  16. Querida Cris,

    adorei seu trabalho e a didática que vc desenvolveu pra passar seus ensinamentos. Um gde bju e muito sucesso pra ti!!!!!


  17. gostei muito parabems


  18. Muito legal, Gostei do passo a passo.Bem explicado.Parabéns


  19. Parabens!adorei o seu trabalho e a sua didática na transmissão do”passo a passo”.A escolha da paisagem foi extremamente feliz!


  20. Estava procurando uma paisagem vista do alto para compor um desenho de projeção astral.Isto é um cachorrinho no colo do dono, enaquanto dormiam, estavam viajando em espírito, e me deparei com seu desenho pare passo. Adorei seu estilio e a disponibilidade em compartilhar seu conhecimento. Parabens pela iniciativa. Seu estilo é suave e divino!


  21. parabens pelo seu passo a passo vc explica muito bem poderia me enviar algumas coisa pois estou aprendendo agora a pintar . desde ja agradeço .


  22. muitobonitsua tela me sinto dentro dela bjs


  23. muito bom gostei d+ valeu me mande modelos de pintura em tela obrigado .


  24. GOSTEI DE SEU TRABALHO, A MANEIRA SIMPLES COMO VC EXPÕE, A TÉCNICA RÁPIDA É ACIMA DE TUDO UMA FORMA DE MOSTRAR QUE: DESENHO, PINTURA E OUTRAS ARTES NÃO É BICHO DE SETE CABEÇAS, BASTA VONTADE, PERCEVERANÇA, E DISPOSIÇÃO, TODOS POSSUEM DENTRO DE SI UMA FORMA DE ARTE.
    PARABENS…


    • A você que não quis se identificar muito obrigada pela visita,realmente a arte de modo geral e principalmente a pintura é questão de querer,gostar,buscar,soltar a imaginação e exercitar constantemente,pois a pintura brota de dentro, para fora.
      Pintura é emoção é a sensibilidade lapidada dia após dia.
      Obrigada Cristina


  25. essa pintura e muito linda eu fiquei encantada gostaria muito de poder pintar assim nao tenho culso mais tento fazer o que posso meus parabens adorei essas pinturas sao linda gostaria que mim enviasse como devo da o primeiro passo sobre pintar paissagem um a braco


  26. Parabéns!!!

    Linda a iniciativa de ir direcionando passo-a-passo a pintura da paisagem… Fiquei feliz!!! Aproveitei os ensinamentos e vou colocá-los em prática oportunamente.
    Grata,

    Célia


  27. Acho muito lindo essas pinturas de paisagens!
    Esse seu passo-a-passo me será muito útil.
    Parabéns pela arte e obrigado por postar!


  28. Meus para bens gostei muito.
    Voltarei outras vezes. Tchauzinho


  29. Estou encantada com a sua arte,parabéns.


    • Obrigada Erika pelo comentário carinhoso,continui nos visitando pois breve teremos novidades.
      Abraço Cristina.


  30. Fiquei encantada com seu trabalho,sua disponibilidade para nos ensinar, com uma didática que nos leva à aprendizagem.Depois de minha aposentadoria,aos 69 anos entrei em um curso de pintura em tela,há um ano.Estou adorando,vibrando.Vou tentar fazer a sua tela.Depois conto-lhe o resultado.Que o GRANDE PINTOR DO UNIVERSO continue abençoando suas mãos!!!!


    • Obrigada Zélia,continue pintando pois a pintura é uma das maiores terapias ocupacionais e para aperfeiçoarmos nada é melhor que o exercicio.
      Pinte sempre e boa sorte.
      Abraço Cristina.


  31. eu desenho bem mas nao como voce


  32. parabens,muito lindo mesmo


  33. oi muito lindo seu trabalho parabens!!!


  34. muito bom mas se eu quiser melhoras o que eu fasso


    • Luiz Antonio obrigada pela visita,para melhorarmos na pintura o unico caminho é o exercicio,não pare de pintar a caminhada é longa mas prazerosa .
      Abraço Cristina.


  35. olha é impressionante a combinação de cores é incrível gostei muito doestilo da paisagem essa casa com o riacho da um toque especial perfeito


  36. EU GOSTO MUITO DA PINTURA GOSTO DE PINTAR MAS ME PERCO MUITO NAS CORES PRINCIPALMENTE PAISAGENS PARABENS FICOU 10 DEZ ESSA PINTURA


  37. QUE PINTURA IPRESIONANTA QUERO UM DVD PASSO A PASSO PRA VER SE CONSIGO FAZER ESSA E OUTRAS MAIS.


  38. Obrigada Cristina,sou apaixonada por pintura e me vai ser mt útil esse seu passo a passo.vou visita-la outras vezes.um gde abraço.Ana Célia


  39. ola ,mto legal seu trabalho ,porque nao faz um dvd aula ,acho que iria faturar com isso


  40. adorei suas dicas amo pintar mas ainda estou aprendendo,espero um dia pintar assim como voce


  41. muito bom parabens


  42. Parabéns esta muito lindo .Estou começando a aprender a pintar espero um dia pintar tao bem quanto vc obrigado pelas dicas.


  43. vc é muito legal me ajudou muito na minha
    primeira tela em sala de aula bjão obrigada….


  44. Adorei o seu trabalho!!! expressivo e encantador.Seu passo a passo é feito com maestria! Sua Didática é,sem dúvida,impecável.Vou tentar fazer sua paisagem e depois lhe conto o resultado . Zélia, de Muzambinho-MG


  45. Obrigado, assimfoi mais fácil para pintar com suas explicações !


  46. Querida ana, obrigada pelas explicações. adorei. bjs cidinha


  47. que lindo adorei seu trabalho parabens


  48. Incrível, também gostaria de pintar assim. Abraços.


  49. Cristina, gosto muito de desenho e pintura, e agora estou com um projeto para aplicar em sala de aula, pintura em tela, quero aprender para aplicá-la aos meus alunos, e fiquei curiosa quando encontrei esse passo a passo, gostei demais, você trabalha muito bem, isso estimula os demais que são interessados em aprender a pintura em tela. Parabéns por esse belo trabalho.


  50. mt legau


  51. Adorei o passo a passo muito bem elaborado.
    Voltarei mais vezes espero que tenha mais passo a passo.


  52. A tela de paisagem , ficou um encanto.


  53. amei ficou lindo parabens pela criatividade


  54. Também sou pintor, adoro pintar paisagens. Sua obra tá linda, parabéns!


  55. Eu precisava muito dessa aula,pra não desperdiçar material, eu sou iniciante ,tenho 50 anos .
    Hoje sonhei que estava pintando uma casa no barranco e vim na internet ver se encontrava mais detalhes,encontrei sua aula completa,ja tenho o material,agora mãos a obra… Abraço da sua seguidora.. Luccia Dorneles


    • Estou feliz por ter ajudado Vera Lúcia, abraços


  56. parabem lindo trabalho .


  57. nossa amei muito obrigada


  58. Muito bonito gostei muito parecia que eu estava no paraiso .Arlete


  59. AMO SEU TRABALHOOO



Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

